Digite o que procura
Da esq. para a dir.: integrantes da área de gestão de contratos da Usina Coruripe, Mariele Lima Barbosa (analista), Daiane Paula de Queiroz (analista), Érico Vinicius do Lago Afonso (gerente executivo), Augusto Cesar Franco Florentino (coordenador) e Cass
27/01/2026
Companhia avança na automação de processos, aprimora o controle de terceiros e é reconhecida no Webdox Excellence Awards 2025
Depois de adotar uma série de modernizações nos últimos dois anos, a Usina Coruripe, destaque nacional no setor de bioenergia, recebeu, neste mês, um reconhecimento internacional por sua inovação na gestão de contratos. A companhia foi condecorada com a premiação latino-americana Webdox Excellence Awards 2025, promovida pela Webdox, detentora de um dos principais softwares de gestão de contratos com inteligência artificial nativa da América Latina.
O movimento realizado pela Coruripe marca a adoção de soluções digitais para eficiência operacional e governança e contempla iniciativas implantadas entre 2024 e 2025, que já estão consolidadas. De acordo com o gerente executivo de Suprimentos da Coruripe, Érico Vinicius do Lago Afonso, as ações permitem a automação do processo de celebração de contratos na área de Suprimentos, a digitalização da gestão de terceiros nos serviços agrícolas e a modernização do gerenciamento eletrônico de documentos de empresas terceirizadas.
"Em conjunto, essas ações reforçam nosso controle de riscos, a conformidade regulatória e a rastreabilidade das informações, pilares estratégicos para uma operação de grande porte e alta complexidade como a da Coruripe", detalha o gerente executivo. Ele explica que um dos destaques desse processo foi a automação da celebração dos contratos vinculados à área de Suprimentos, concluído em fevereiro de 2025 por meio da implantação e “go live” da plataforma digital Webdox. A iniciativa resultou em ganhos expressivos de eficiência, com redução de até 70% no tempo médio de formalização contratual, além da integração de mais de 20 áreas sob um único processo.
"Com a implantação de uma série de medidas, conseguimos reduzir o ciclo de celebração dos contratos para cerca de 16 dias. Antes, trabalhávamos com prazos que variavam entre 50 e 60 dias", destaca. Esse avanço levou a companhia a ser reconhecida na categoria Strategic CLM Case Impact do Webdox Excellence Awards 2025.
A companhia também automatizou a gestão de terceiros na área Agrícola, com a implantação de uma solução digital. A ferramenta centraliza a auditoria administrativa de fornecedores de serviços e valida o cumprimento de obrigações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias e de segurança do trabalho, além de reduzir prazos e minimizar riscos operacionais. O projeto inclui recursos como workflows automatizados, alertas documentais, indicadores de SLA, capacitação de fornecedores e auditorias de campo por meio de crachás com QR Code.
Érico destaca também a adoção de uma plataforma eletrônica para o gerenciamento de documentos das empresas terceirizadas, como um terceiro pilar desse processo de modernização. Efetivada em junho de 2024, a iniciativa auxiliou na eliminação de processos manuais e do uso excessivo de papel. "Ampliamos a segurança das informações, a agilidade no acesso remoto e a auditabilidade dos dados, além de contribuir para a agenda ambiental da companhia", detalha.
O coordenador da área de Gestão de Contratos da Coruripe, Augusto Cesar Franco Florentino, acrescenta que a mudança estrutural na forma de gerir contratos e fornecedores corroborou para "indicadores mais claros, workflows bem definidos e mais previsibilidade nos processos", o que influenciou diretamente no direcionamento das equipes e no foco em atividades estratégicas.
Ele ressalta que a modernização vai além do ganho operacional. “Digitalizar processos é uma decisão estratégica. Ao tornar a gestão mais eficiente, transparente e integrada, criamos bases sólidas para crescer com responsabilidade, reduzir riscos e apoiar decisões cada vez mais conscientes”, afirma Augusto.
Para o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto, as iniciativas refletem um movimento consistente de evolução da companhia. “Esse conjunto de inovações consolida uma gestão mais integrada, digital e sustentável, fortalecendo nosso compromisso com boas práticas de governança, responsabilidade na cadeia de suprimentos e geração de valor de longo prazo”, destaca.