Digite o que procura
28/03/2025
A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para abril de 2025 aponta para chuvas entre a média histórica (em cinza no mapa da Figura 1a) e acima da média (em azul no mapa da Figura 1a) na maior parte da Região Norte, exceto em áreas do leste do Acre, divisa do Amazonas com Roraima, Amapá e sul do Tocantins, que devem receber chuvas abaixo da média (em amarelo no mapa da Figura 1a).
Na Região Nordeste, o centro-norte da região deve registrar chuvas acima da média (em azul no mapa da Figura 1a). Já no restante da Bahia, os volumes de chuva ficarão próximos à média histórica (em cinza no mapa da Figura 1a), com valores abaixo de 140 mm.
Para o Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem se manter próximas ou abaixo da média (tons em cinza e amarelo no mapa da Figura 1a), com acumulados abaixo de 200 mm. No leste do Sudeste, a previsão é de chuvas acima da média (em azul no mapa da Figura 1a), com volumes que podem ultrapassar 140 mm.
Na Região Sul, o extremo-sul do Rio Grande do Sul e parte central de Santa Catarina deverão ter chuvas abaixo da média climatológica (em amarelo no mapa da Figura 1a). Nas demais áreas, as chuvas ficarão próximas ou acima da média histórica (tons em cinza e azul no mapa da Figura 1a), com acumulados superiores a 100 mm.
A previsão de chuvas mais regulares na Região Norte e centro-norte da Região Nordeste poderá beneficiar as lavouras de primeira e segunda safra.
Já na parte centro-sul e centro-norte da Bahia, a redução das chuvas pode elevar os níveis de umidade no solo, prejudicando o plantio do milho segunda safra, mas favorecendo a colheita da soja.
No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas deverão ser mal distribuídas, com maior concentração no leste do Sudeste, o que vai favorecer o manejo e o desenvolvimento das lavouras de segunda safra, cana-de-açúcar e café. A redução das chuvas no mês de abril deve ajudar na finalização da colheita de soja, mas poderá dificultar o plantio das culturas de segunda safra.
Nas áreas do oeste da Região Sul, a previsão de chuvas mais intensas pode colaborar para a recuperação da umidade do solo, beneficiando o crescimento das lavouras de primeira e segunda safra.
As temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do interior da Região Nordeste (em laranja no mapa da Figura 1b), com valores superiores a 24°C.
Já na Região Norte e parte do norte da Região Nordeste, onde as chuvas serão mais intensas, as temperaturas devem permanecer próximas da média histórica (em cinza no mapa da Figura 1b), variando entre 26°C e 28°C.
Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do Inmet para abril de 2025.
TAGS:
Fonte: INMET
Fonte: INMET