Lançamento ocorreu na quinta (9), em Belo Horizonte
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil lançou, na quinta (9), a 9ª edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal, que será voltada para a cafeicultura. O anúncio foi feito durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte.
O edital do concurso será publicado em fevereiro de 2024. O prêmio contemplará produtores rurais que desenvolvam diversificação e agregação de valor na produção. O concurso de café torrado em grãos será dividido em duas categorias - 100% Coffea Arábica e 100% Coffea Canéfora.
“Escolhemos fazer esse lançamento aqui na SIC pela importância que esse evento tem para toda a cadeia produtiva do café brasileiro. É um ponto de encontro profissional, de divulgação de mercados, conhecimento e negócios. Queremos que o maior número de pequenos produtores rurais fique sabendo e participe do concurso”, destacou a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina.
Para a assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, a edição dedicada ao café artesanal reforça uma tendência do mercado global de café e o reconhecimento ao produtor brasileiro.
“É a valorização das características extrínsecas aos grãos, onde lançamos um olhar de reconhecimento às pessoas e aos processos que produziram cada lote de café diferenciado”, explicou Raquel.
Aos moldes dos concursos anteriores, os cafés serão analisados por um júri técnico, um júri popular e passarão por uma avalição da história do produto. Os primeiros colocados, nas duas categorias, receberão prêmios em dinheiro, troféu e selo de participação.
O prêmio é realizado dentro do Programa dos Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que atua em cinco eixos – regulamentação; capacitação e assistência técnica e gerencial; organização coletiva; tributação e crédito; comercialização e marketing.
A CNA promove os concursos desde 2019, com a premiação de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e azeites. A edição do Prêmio CNA Brasil de vinhos e espumantes está em andamento, com previsão de premiação em dezembro deste ano.